Escolas de informática do CDI

Em parceria com organizações de base popular reconhecidas e respeitadas em seu local de atuação, o CDI cria espaços não formais de ensino chamados CDIs Comunidade. Esses espaços, além de escolas de informática com cursos básicos e avançados, oferecem serviços para a população local e do entorno, sempre em benefício da própria comunidade. Os CDIs Comunidade estimulam o exercício da cidadania, o desenvolvimento comunitário, a formação de redes sociais e a troca de experiências, gerando oportunidades de trabalho e renda, ações empreendedoras e projetos sociais com base no uso ético, criativo e responsável da tecnologia.

Escolas de informática – os cursos

Hoje, há 11 cursos e 30 modalidades de serviços já sistematizados pela Rede CDI e oferecidos em CDIs Comunidade. No que se refere aos cursos, como nas escolas de informática em geral, existem desde os mais tradicionais – montagem e manutenção de computadores – até edição de vídeo e criação de blogs, por exemplo, cujas demandas são crescentes. Na parte de serviços, estruturada com base em planos de negócio, há a oferta da conexão à internet (com e sem assistência), e-gov, pesquisas escolares, design gráfico, montagem e manutenção de computadores, formação de redes, elaboração de currículos, e-learn, e-health, bureau gráfico e outros. Em termos de potencialidade, os CDIs Comunidade possuem dezenas de outros cursos e serviços que já foram mapeados e acontecem em muitos deles, mas que ainda serão gradativamente aperfeiçoados e sistematizados, para que toda a rede CDI possa ofertá-los com mais qualidade e facilidade.

Escolas de informática – os desafios de sustentabilidade

A implementação de novos cursos e, sobretudo, de mais serviços, demonstra um claro caminho para tornar os CDIs Comunidade empreendimentos sociais bem-sucedidos e com resultados ampliados. Mais que apenas escolas de informática, esses espaços poderão responder melhor aos desafios de sustentabilidade e impactar mais vidas e populações socialmente excluídas.

Para entrar em contato com o CDI, clique aqui.